Governo do Distrito Federal
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11/05/20 às 17h20 - Atualizado em 11/05/20 às 17h51

Compras online e aumento de reclamações.

 

O Instituto de Defesa do Consumidor – Procon DF, registrou , somente no 1º trimestre deste ano , mais de 1.450 atendimentos relacionados a compras pela internet. Já no mesmo período do ano de 2019 foram registrados 1.044 atendimentos. Os dados mostram um aumento de mais de 40% nas demandas dos consumidores em relação às compras online. Em época de isolamento social, cresce a demanda de compras virtuais já que os meios físicos de compra estão limitados e o consumidor precisa continuar realizando compras seja de alimentos, vestuário, itens de limpeza e outros.

 

Somente no período de Março e Abril deste ano foram registrados mais de 900 atendimentos a consumidores com problemas relativos à não entrega de produto, demora na entrega, cobrança indevida, cobrança abusiva, produto com vício, produto diferente do pedido e desistência de compra.

 

Observando esse cenário de aumento no número de atendimentos referente a compras online, o Procon elaborou uma cartilha com orientações para que os consumidores possam realizar uma compra segura e sem prejuízos A cartilha traz orientações sobre cancelamento de compra, formas de pagamento, dicas contra fraudes e outras informações que são importantes para o consumidor ao realizar sua compra online. Acesse aqui a cartilha.

 

Se o consumidor se sentir lesado ao realizar a compra e houver algum descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor ele deve formalizar a queixa no Procon por meio de e-mail ( Verifique aqui nossas formas de atendimento) e pode se registrar no site consumidor.gov.br  e abrir sua reclamação online se a empresa reclamada estiver cadastrada no site.

 

 

Dados de atendimentos Meio de consumo- Internet

 

Assessoria de Comunicação

Contato:imprensa@procon.df.gov.br

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo de Brasília

PROCON

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