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Consulta ao andamento de CIPs e Reclamações

 


Para fazer sua consulta da forma correta, siga os passos abaixo. Ao final há também a opção de imprimir o manual, caso prefira.

 

 

 

 OBS: A Gerência de Conciliação faz atendimento somente às Terças e Quintas das 8h às 16h30. O Núcleo de Retorno e Acompanhamento distribui 15 senhas por turno e funciona pela manhã das 8:30 às 12:30 e à tarde das 13:30 às 16:30.

 

 Se sua reclamação está com o status “ARQUIVADA” é necessário saber o motivo. Ela poderá ter sido classificada como:

Fundamentada atendida – Significa que sua demanda é fundamentada, ou seja, tem razão de ser. Isso prova que seu direito foi realmente lesado. Atendida é exatamente o que a palavra significa: o fornecedor atendeu a sua demanda, ou seja, resolveu, seja por acordo ou de outra forma.

Fundamentada não atendida – Tem praticamente o mesmo significado da “fundamentada atendida”, mas desta vez, o fornecedor não atendeu sua demanda. Por isso, a reclamação foi arquivada (como reclamação) e agora se tornará um “processo administrativo”, que resultará em algum tipo de sanção ao fornecedor.

Não fundamentada – Significa que os fatos alegados, por mais legítimos que fossem, não encontraram amparo no Código de Defesa do Consumidor. Por isso, a reclamação foi arquivada definitivamente.


Outros termos:

CIP – Carta de Informações Preliminares - Como o próprio nome já diz, é preliminar por vir antes das fases posteriores de Reclamação e Processo Administrativo. A CIP funciona como um aviso prévio para que o fornecedor atenda ao pleito do consumidor antes que esta demanda seja encaminhada para outros setores. Ao receber esta carta, o fornecedor tem a chance de resolver prontamente a demanda sem maiores delongas.

Reclamação - É o procedimento administrativo destinado a apurar problemas mais complexos e urgentes. A partir dela, poderá ser iniciado um Processo Administrativo, o qual pode resultar em multa.

Processo Administrativo - É o procedimento que ocorre no âmbito do Departamento Jurídico. Nesta fase, serão apuradas as infrações praticadas pelo fornecedor e definidas as sanções a serem aplicadas.

F.A. - Significa Folha de Atendimento. É uma sequência de números que representa sua demanda junto ao Procon.

 
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