Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/13 às 17h52 - Atualizado em 29/10/18 às 10h31

Procon-DF disponibiliza cartilha virtual sobre cadastro positivo

(BRASÍLIA, 12/8/2013) – O cadastro positivo de consumidores começou a valer este mês e, para informar sobre essa nova ferramenta, o Procon-DF disponibiliza, a partir de hoje, uma cartilha virtual no seu site institucional.

“Nesse documento, o consumidor encontrará informações sobre o objetivo do cadastro, direitos e dicas importantes”, explica Todi Moreno, diretor da autarquia.

Instituído pela Lei 12.414/2011, o cadastro positivo é um banco de dados disponível para consulta no mercado no qual são registradas informações sobre cumprimento das obrigações de pagamento e débitos em andamento de consumidores.

 

A inclusão no cadastro é opcional e, pelo texto da cartilha, a vantagem apontada pelo mercado é a possibilidade do consumidor que paga pontualmente suas obrigações obter favorecimento na análise para concessão de crédito, pois a ferramenta permite que o fornecedor avalie melhor os riscos.

 

Quem quiser ingressar no cadastro positivo deve fazer um pedido formal à instituição financeira que tenha contato ou aos serviços de proteção ao crédito – é possível cancelar a inscrição a qualquer momento.

Para acessar a cartilha, clique aqui.


Instituto de Defesa do Consumidor - Governo de Brasília

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151