Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/01/14 às 16h47 - Atualizado em 29/10/18 às 10h30

Procon-DF lança Operação Passa Régua

O Procon-DF, órgão vinculado a Secretaria de Justiça do Distrito Federal lança a Operação Passa Régua, que tem como objetivo pesquisar preços de listas de materiais escolares e fiscalizar escolas do Distrito Federal.

“Os pais devem ficar atentos antes de fazer a compra do material escolar. Além de ser proibido exigir material de uso coletivo, a escola não pode exigir que os pais comprem itens de uma determinada marca ou papelaria”, explica o vice-diretor do Procon-DF, Marcos Lopes.

A operação que começou hoje (08/01) e vai até a próxima segunda-feira (09/01), irá fiscalizar escolas em Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho. Escolas da Asa Sul e Asa Norte foram fiscalizadas ontem.

Durante a ação, 12 escolas foram visitadas e 9 autos de infração foram registrados em escolas da Asa Sul, Asa Norte e Lago Sul. A diretoria jurídica irá verificar se a lista de material dessas escolas possui itens de uso coletivo, proibidos por lei.

Em 2013, o Procon-DF registrou 123 reclamações sobre material escolar, sendo que os principais problemas foram venda enganosa, peso/volume/quantidade, desistência de compra e garantia.

Nesta quinta-feira, a operação irá visitar papelarias da Asa Sul para fazer uma pesquisa de preços dos produtos.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151