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1/12/15 às 18h01 - Atualizado em 29/10/18 às 10h29

Consumidor.gov.br ganha versão mobile


O Consumidor.gov.br acaba de ganhar versão mobile para acesso em dispositivos móveis. A partir daí, os consumidores poderão baixar, gratuitamente, o aplicativo nas lojas virtuais e acessar o mesmo conteúdo já disponível na plataforma online. A versão mobile já está disponível para o sistema operacional Android e, até dia 15 de dezembro, estará disponível para o sistema IOS.  
 
Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, entre as várias possibilidades, o aplicativo permite que o consumidor faça consultas sobre o comportamento das empresas. “Isso é muito importante porque na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço é importante que o consumidor saiba quem é a empresa do ponto de vista do atendimento”, disse. “Com o aplicativo em mãos, o consumidor poderá comparar empresas na hora de escolher melhor um serviço ou um produto”. 
 
De acordo com Juliana Pereira, esse é mais um passo na ampliação do acesso do consumidor ao canal oficial de solução de conflitos de consumo. “Há algum tempo, isso era apenas uma ideia, hoje é uma realidade. Temos, até o momento, 187 mil reclamações registradas  e um índice de 80,9% de reclamações respondidas”, pontuou. 
 
São 286 empresas cadastradas que se comprometeram a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas em, no máximo, 10 dias. “Além disso, a plataforma permite que o consumidor dê uma nota de satisfação em relação ao atendimento da empresa em uma escala de 1 a 5. Hoje temos a nota média 3”, explicou a secretária Juliana. 
Segundo ela, as empresas participantes têm uma oportunidade na defesa do consumidor que é participar de um ranking gerado a partir de dados positivos. “Aqui nasce um novo conceito, que estimula a empresa a se posicionar diante o cliente”, ressaltou. “O ranking que temos no Consumidor.gov.br é de incentivo a boas práticas, ao diálogo mais efetivo com os consumidores”, completou. 
 
O Consumidor.gov.br é uma plataforma pública para solução de conflitos de consumo que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores. A participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Entre as participantes estão as grandes empresas de telecomunicações, bancos, varejistas, empresas de comércio eletrônico, companhias aéreas etc. A plataforma é monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.
 
 
Texto: Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor – Ministério da Justiça

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