Agência Brasília – Os moradores do Núcleo Bandeirante ganharam neste sábado (15/3) uma unidade do Procon, a terceira inaugurada neste governo pelo secretário de Justiça, Alírio Neto, para democratizar o acesso de quem precisa defender seus direitos.
“Havia uma unidade há alguns anos, que foi fechada. Nosso governo está não apenas abrindo o Procon, mas dando instalações confortáveis e conectadas com o Ministério da Justiça”, afirmou o chefe do Executivo local.
Segundo Alírio Neto, o Procon tem toda a estrutura jurídica e todos os instrumentos legais para fazer valer o direito do consumidor. Ele lembrou que ainda dentro deste governo, foi lançado o Procon Digital, no qual as pessoas podem fazer consultas. Um serviço tão importante que outras cidades do país também se valem dele.
O Procon do Distrito Federal também é o único da Unidade da Federação que fez concurso público e criou uma Escola do Consumidor. Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Alírio Neto, foram nomeados 155 funcionários nesta gestão e o número deve chegar a 200, com a contratação de novos aprovados no concurso público.
“A defesa do consumidor não é só repressão. É educação também. A Escola do Consumidor vai de casa em casa e nas empresas para orientar não só o fornecedor, mas também o consumidor”, explicou Neto.
O diretor do órgão de defesa do consumidor, Todi Moreno, destacou a independência concedida pelo GDF para promover ações contra grandes corporações, a quem chamou de “tubarões”, como as empresas de telefonia, os planos de saúde, que afetam diretamente os idosos quando mais precisam dos serviços, e os bancos.
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151