BRASÍLIA (10/03/2014) O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, alerta consumidores e fornecedores no que diz respeito a emissão de boletos em que fraudadores cobram indevidamente faturas como se fossem tributos obrigatórios.
“Uma estratégia usada pelos fraudadores é encaminhar a cobrança com o prazo de vencimento expirado ou perto de vencer. Em caso de dúvida, o consumidor deve consultar o possível credor para verificar a autenticidade do boleto, antes de fazer o pagamento”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.
As entidades fantasmas utilizam um boleto similar ao enviado por bancos para pagamentos de tributos e apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições, caso o valor cobrado não seja quitado.
Em muitos casos, fraudadores chegam a usar a marca do banco no boleto.
Dicas:
1. Desconfiar de cobranças realizadas por e-mail ou por mensagens SMS;
2. Não repassar dados pessoais por telefone;
3. Contatar o possível credor para verificar a legitimidade da cobrança;
4. Em caso de cobrança em que o consumidor desconfie de sua origem, poderá realizar o pagamento em juízo, por meio de ação de consignação em pagamento, onde o valor fica depositado em conta judicial, sendo restituído ao consumidor no caso de ser constatada a sua ilegalidade;
5. Registrar ocorrência policial comunicando, em caso de confirmação, a fraude.
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