Nesta manhã, 3, o Procon – órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania – fechou a empresa Capital Autocouro, em Taguatinga. A interdição foi a pedido do Ministério Público do Distrito Federal, que evidenciou prática lesiva a consumidores praticada pelo estabelecimento.
Inicialmente, a Ouvidoria do Ministério Público recebeu uma reclamação de um cidadão alegando que a empresa Capital Autocouro estava recebendo contratos de intermediação para financiamentos de veículos. Conforme atuação da empresa, o cliente fechava um contrato de financiamento, mas o serviço prestado por ela se tratava de um contrato de assessoramento ao crédito. Dessa forma, o consumidor pagava um valor extra a título de entrada, e essa quantia era paga diretamente para a empresa pelo assessoramento prestado. O valor não era descontado do financiamento do veículo, e o consumidor não era informado sobre a cobrança extra da prestação do serviço pela empresa.
Antes da interdição, o Procon fez uma primeira fiscalização no local, na qual o proprietário da loja se recusou a prestar as devidas informações ao órgão. Em razão da recusa, o Ministério Público do Distrito Federal requisitou a interdição do estabelecimento.
Para voltar a funcionar, a empresa deve apresentar recurso diretamente ao Ministério Público.
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151