O Instituto de Defesa do Consumidor-Procon DF,Órgão vinculado à Secretaria de Justiça do Distrito Federal está, desde o início do mês de Abril, monitorando o preço dos 15 itens de compra mais adquiridos pelo consumidor atualmente.
Neste monitoramento constam os produtos : pão, leite, ovos, arroz, feijão, oléo, frango, carne tipo patinho, ovos, leite, queijo, pão, açúcar, papel higiênico, álcool líquido, álcool em gel, água sanitária e sabão em pó.
A ação teve início após o recebimento de mais de 700 denúncias sobre possível aumento abusivo de preços nos estabelecimentos comerciais do Distrito Federal.
O monitoramento apresentou que o pão e o sabão de 1kg são os produtos que apresentam a variação de preços mais expressiva, chegando a 400% a diferença de preços, como é o caso do valor do pão de 3,98 a 19,90, enquanto o sabão em pó tem variação de 338,67 %, custando entre 3,18 e 13,95.
Outros produtos também apresentam variação expressiva como arroz e papel higiênico, sendo o arroz com preço entre R$ 9,99 e 21,99 e papel higiênico que vai de R$ 8,49 a 22,99.
Com o monitoramento foram coletados dados para análise posterior de possível aumento abusivo de preços durante o período da pandemia, o que configura infração ao código de defesa do consumidor com penalidades que incluem interdição de estabelecimento e multa.