Governo do Distrito Federal
2/05/22 às 16h15 - Atualizado em 2/05/22 às 16h15

Venda do sanduíche Whopper Costela, do Burger King, é suspensa no DF

COMPARTILHAR

O Burger King está proibido de comercializar o hambúrguer Whopper Costela em todo o Distrito Federal. A decisão do Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania, vem logo depois de caso semelhante da rede McDonald’s de infração por publicidade enganosa.

 

Após denúncia em jornal de circulação nacional sobre o fato de o sanduíche Whopper Costela não conter o corte costela em sua composição, fiscais do Procon deram início a procedimento interno de investigação para verificar o fato. A publicidade do produto e as informações de sua composição no site do Burger King trazem o seguinte comunicado: “Hambúrguer produzido à base de paleta suína e aroma de costela”.

 

Portanto, o Procon constatou que há a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não há a presença da carne de costela em si. A informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro e se caracterizando publicidade enganosa.

 

“Mais uma vez, vemos uma grande rede cometendo infração grave na publicidade de seus produtos. No caso do Burger King, a forma como o nome ‘costela’ é utilizado e como é feita a publicidade do sanduíche levam o consumidor a entender se tratar de sanduíche feito de costela, e não que contém apenas aroma de costela. Se não está claro para o consumidor, é publicidade enganosa”, defende o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.

 

A decisão do Procon do Distrito Federal é cautelar e se justifica pela urgência em se coibir infração que atinge um grande número de consumidores. Portanto, o Burger King não pode vender o sanduíche Whopper Costela até a correção total da publicidade, sob pena de sofrer sanções como multa, apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento das lojas da rede.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151

Governo do Distrito Federal