O que são denúncias?
São casos nos quais os consumidores queiram solicitar que o Procon-DF fiscalize os fornecedores por possíveis práticas infratoras que possam ser conferidas a qualquer momento.
Por isso, esse canal não pode ser utilizado para tratar casos concretos e pontuais, que ocorreram em um momento específico com um consumidor, como aqueles que deverão ser objeto de solicitação de abertura de reclamação.
Exemplos de denúncias: produtos com prazos de validade vencidos à venda; estabelecimentos físicos ou sites que não contêm informações obrigatórias; etc.
Como realizar uma denúncia?
O relato deve conter a identificação pontual do problema, que é o que o consumidor quer que seja fiscalizado, o nome da loja e o endereço completo do estabelecimento a ser vistoriado.
A denúncia por ser feita de forma eletrônica (por e-mail), pelo telefone 151 ou presencialmente, por ordem de chegada.
REGISTRAR uma denúncia
– Denúncia por meio eletrônico
E-mail: 151@procon.df.gov.br
– Denúncia por telefone
Pelo número de telefone 151: as ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
Observação: As unidades da Diretoria de Atendimento ao Consumidor não realizam atendimento ao consumidor e/ou fornecedor via ramais internos.
– Denúncia presencial
O atendimento presencial ao consumidor é feito nos postos de atendimento normalmente. Clique aqui para ver endereços e horários de funcionamento dos postos do Procon-DF.
ACOMPANHAR uma denúncia
Para informações sobre andamento de fiscalizações oriundas de denúncias ou processo eletrônico SEI:
– Acompanhamento eletrônico
O consumidor pode encaminhar e-mail para fiscalizacao@procon.df.gov.br. Na mensagem, deve informar a identificação do Número de Acompanhamento (NA) ou do processo administrativo se houver. Prazo para resposta: até 2 (dois) dias úteis.
– Acompanhamento por telefone
O consumidor pode solicitar informações por meio do telefone 151, informando o número do processo SEI ou da NA (Número de Acompanhamento), ou por meio do nome completo ou número do CPF.
– Acompanhamento presencial
O atendimento presencial na Diretoria de Fiscalização (Procon Central – SCS, Quadra 08, Edifício Venâncio Shopping, Bloco B-60, Sala 240) é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos dias úteis.
Documentos necessários
A apresentação de provas para estabelecimentos físicos é facultativa, opcional, sendo suficiente a denúncia do consumidor, com a narrativa dos fatos de forma clara, e a identificação do endereço completo da empresa. Já as denúncias de sítios eletrônicos deverão apresentar o máximo possível de provas ou informações, tal como capturas de tela (printscreens) e datas da visualização da ocorrência.
Procedimentos e prazos
O Núcleo de Atendimento que recebe a denúncia encaminha os fatos à Diretoria de Fiscalização do Procon-DF, que passa a responder pelas eventuais necessidades de informação do consumidor sobre o caso e sobre o andamento dos autos.
As denúncias recebidas com todas as informações obrigatórias via e-mail são encaminhadas à Diretoria de Fiscalização para providências pelo posto de atendimento em até 2 (dois) dias úteis.
As denúncias recebidas presencialmente são encaminhadas à Diretoria de Fiscalização para providências pelo posto de atendimento de forma imediata.
Custos
Os serviços correspondentes ao atendimento de consumidores e fornecedores no tratamento de dúvidas, orientações, registro de reclamações, denúncias, são gratuitos e não demandam o pagamento de custas.
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151